Cães da Raça Galgo são resgatados de Corrida Clandestina. Uma análise do caso à luz do Direito e Bem Estar Animal.

Cães da Raça Galgo são resgatados de Corrida Clandestina. Uma análise do caso à luz do Direito e Bem Estar Animal.
A questão do bem estar animal atrai a atenção de vários setores, tais como, políticos, ativistas, ongs e etc.
Por se tratar de um vasto e rico mercado, o mundo pet, em especial o direito e o bem estar animal tem sido palco de polêmicas envolvendo direitos e garantias.
Cada vez mais, a criação e o treinamento, bem como, o esporte de animais vem sendo visado pelos ativistas que vêm agindo, por vezes com má fé, para obter vantagens e visibilidade social.
Várias vezes, tais ações vem camufladas por um manto de legalidade, que se analisadas com técnica e sob a luz da ciência, revelarão uma série de abusos e arbitrariedades.
O caso acima, porém, foi uma exceção: verificou-se haver uma série de indícios de maus tratos aos animais (cães da raça Galgo) que estavam subnutridos, sem água e submetidos à substâncias estimulantes que potencializavam o desempenho, às custas da saúde, enfim, condutas que expunham os cães à exaustão e carência de alimentos.
Pode se afirmar que a ação foi correta, justa e dentro da legalidade, porém, se faz necessário fiscalizar tais investidas, de modo que, se valide tais movimentos e haja o discernimento daqueles cuja motivação é o ativismo político, organizacional, prejudicando os bons profissionais e práticas esportivas saudáveis.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.